" SÓ QUEM REALMENTE AMA E CAPAZ DE DOAR-SE. E SÓ QUEM É CAPAZ DE DOAR-SE E REALMENTE CAPAZ DE AMAR.

domingo, 14 de março de 2010

CHIQUINHA GONZAGA


CHIQUINHA GONZAGA
1847-1935

FOI UMA MULHER MUITO A FRENTE DO SEU TEMPO .

A CHIQUINHA GONZAGA, que defendia Publicamente a Abolição da Escravatura e a Implantação da República, Foi uma Mulher com a visão plena da liberdade e da igualdade. Foi perseguida pelos imperiais que saíram e os falsos Republicanos que chegaram ao Poder. Chiquinha Gonzaga defendia a Liberdade e a Igualdade em Gênero, Classe e Etnia. Foi uma Mulher muito a frente do seu tempo.
O Povo na Rua a respeitava e a idolatrava como uma Intelectual, Compositora, Interprete e Empreendedora. Teve seus infortúnios e perseguições mas foi muito Feliz no que a população lhe retornava carinhosamente de aceitação da sua pessoa de dons Artísticos e de Criatividade genial. Foi uma das maiores autoras de Músicas e Teatro.
Foi precursora da luta pelos direitos autorais no tanto que se apropriaram das suas criações. Precursora e Pioneira em tudo Canta, Compõe é Maestrina, Chiquinha Gonzaga é o ideal.

HOMENAGEM à essa mulher de fibra e coragem, que enfrentou todo tipo de dificuldades e discriminações, por ser mulher e artista, numa época muito mais tradicionalista. Teve o espírito altivo, enfrentou as dificuldades, que não foram poucas, sempre com a cebeça erguida, contribuíu muitíssimo para a nossa cultura, para a emancipação da mulher. Participou de questões sociais definitivas. É o ideal de luta e cidadania. Compôs suas belas músicas com talento e maestria. Foi, sem dúvida, uma mulher muito à frente de seu tempo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossas atitudes escrevem nosso destino.
Nós somos responsáveis pela vida que temos,
Culpar os outros pelo que nos acontece é cultivar a ilusão."

Zibia Gasparetto